Proclamação do Império Alemão em Versalhes (1871) com Bismarck (de branco) ao centro (quadro de Anton von Werner) |
A segunda metade do século XIX foi marcada por grande avanços científicos e tecnológicos.
As idéias positivistas do francês Auguste Comte inspiraram grandes mudanças políticas, chegando ao Brasil e influenciando os jovens militares a formar as bases de nossa república.
Foi a época de grandes cientistas e pensadores que mudaram a forma como o mundo e o homem eram entendidos: Lamarck, Lapace, Darwin, Graham Bell, Thomas Edison, Pasteur, Freud, Nietzsche, Marx, Engels, Tolstoi, Hegel...
Grandes artistas também ajudam a mudar a visão sobre o mundo: Dostoiévski, Dickens, Edgar Alan Poe, Julio Verne, Beethoven, Schubert, Tchaikovsky, Monet, Renoir, Van Gogh...
Pode-se aumentar essa lista em dezenas de celebridades !
O século estava em ebulição e a chamada Belle Époque, a partir da década de 1870 até a Primeira Guerra Mundial, marcou o auge do otimismo com o futuro da humanidade.
Grandes mudanças também na política.
A Inglaterra ainda era a grande potência, e outros Estados como a Prússia e a França disputavam maior projeção entre os Impérios dominantes.
A França oscila entre revoluções, repúblicas e monarquias.
A revolução francesa depôs e executou o rei Luis XVI, sendo instaurada a 1a República em 1792.
Em 1799 Napoleão Bonaparte assumiu o governo através de golpe de Estado e em 1804 se proclamou imperador. Em 1815, após a queda de Napoleão manteve-se a monarquia sendo reinstaurada a dinastia dos Bourbon no poder.
Em 1848 uma revolução popular destitui o rei Luis Felipe I e instaura a 2a República tendo Luis Bonaparte (sobrinho de Napoleão) eleito como presidente. No entanto, Luis Bonaparte também dá um golpe e em 1852 se proclama imperador, como Napoleão III.
Em 1870, após perder a Guerra Franco-Prussiana, Napoleão III é destituído do poder e é instaurada a 3a República.
O Reino de Itália foi um Estado fundado em 1861 como resultado da unificação italiana sob a liderança do Reino da Sardenha. Permaneceu como reino até 1946 quando os italianos optaram, mediante referendo, pelo regime republicano dando origem à atual República Italiana.
O estado conhecido como Alemanha foi unificado como um moderno Estado-nação em 1871, após a vitória da Prússia na guerra contra a França de Napoleão III. O Império alemão foi criado, sendo uma unificação de todas as partes da Alemanha, com exceção da Áustria, e tendo o Reino da Prússia como seu maior constituinte.
Alemanha e Itália com seus processos de unificação "tardios" lutam por mais espaço no cenário internacional, através da busca por novos mercados para seus produtos e novos fornecedores através da conquista de novas colônias.
A aula resumo a seguir apresenta um pouco mais desses processos de formação e industrialização das principais nações européias após as revoluções de 1848.
Como sempre, o objetivo é organizar os principais pontos para revisão e referências rápidas.
Grande abraço !
Estudos CACD Missão Diplomática: HM Aula Resumo 04 - (1848 a 1890) Industrialização e formação das Nações Européias from missaodiplomatica
fontes: Manual do Candidato (Funag) História Contemporânea - 3a Ed - 2012
Manual do Candidato (Funag) História do Brasil - 2013
A Era das Revoluções - Eric Hobsbawn
1889 - Laurentino Gomes
fontes: Manual do Candidato (Funag) História Contemporânea - 3a Ed - 2012
Manual do Candidato (Funag) História do Brasil - 2013
A Era das Revoluções - Eric Hobsbawn
1889 - Laurentino Gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário