Hi ! Do you want to learn English?
Bonjour! Vous voulez
apprendre le Français?
¡ Hola!
¿Quieres aprender Español?
Yes, we can!
Oui, nous pouvons !
¡Si Se Puede!
Para muitos, aprender uma nova língua é um bicho de sete cabeças. Muitos tentam a vida toda e não conseguem sair do básico "the book is on the table".
Para alguns afortunados, aprender um idioma não é tão complicado pois por fatores diversos foram expostos desde cedo ao Inglês, Francês ou Espanhol - em casa, na escola, em viagens ou mesmo tendo vivido fora do Brasil.
Para outros, o desafio é grande mesmo.
Agora imagine só multiplicar essa neura por 3 ! Bem, o desafio está aí e quem deseja continuar com o projeto CACD precisa respirar fundo e ter a coragem de encarar as feras.
Não existe mágica nem receitinha milagrosa, o jeito é estudar sempre e estar exposto constantemente ao(s) idioma(s) ...
Para os que estão preocupadíssimos com as dificuldades multiplicadas por 3, vão aí algumas boas notícias:
Com as mudanças estabelecidas para as provas de Francês e Espanhol agora não mais discursivas, as dificuldades diminuíram muito. É bom lembrar que antigamente existiam provas orais !
Além disso, temos muitos relatos de candidatos aprovados em concursos anteriores que assumiram que sabiam pouco de Espanhol ou de Francês. Para eles, o importante foi não desesperar e aprender a fazer a prova. Sim, pelo jeito dá para aprender a fazer a prova e ter um rendimento satisfatório mesmo sem ter nível avançado nos dois idiomas.
Mas, nem tudo são flores ... o candidato pode até se virar no TPS com Inglês intermediário, mas como bem sabemos se não tiver nível avançado e estiver realmente preparado para a prova discursiva ... You will get burned !
Para os perseverantes vão aqui alguns sites bem legais com serviços gratuitos de dicas de Inglês, Francês e Espanhol por email:
Dicas de Inglês
Dicas de Francês
Dicas de Espanhol
Afinal, estudando direitinho:
Everything will come out right in the end !
Tout sortira bien à la fin !
¡Todo va a salir bien al final!
Best Regards
Cordialement
¡Saludos cordiales!
Confesso que o francês e o inglês estão me atormentando há um bom tempo. O francês porque sempre que eu começo, eu paro. Além do mais, não estou disposto a fazer um daqueles cursinhos que levam 6 anos para nada, e nem um dos que prometem fluência em 1 ano e a gente só sai falando " Salut". O inglês porque não tenho foco para escrever um texto todo dia. Alguma dica a mais????? Ei, convido, para conhecer o meu blog também: cacdquerquedesenhe.blogspot.com.br
ResponderExcluirOlá Felipe ! Dei uma olhada no teu site. Parabéns ! A proposta é muito criativa e compartilho a idéia que a aprendizagem ganha muito quando utilizamos ferramentas visuais.
ExcluirEspero que você mantenha o ritmo e produza muito material para nos ajudar nessa luta.
Quanto à sua pergunta sobre o estudo de Francês e Inglês eu entendo que podem ser tratados como casos diferentes.
Primeiro entendo que você deve separar a preparação para o CACD de um lado e a busca de fluência de outro.
Depois dividir em casos diferentes o Inglês e o Francês.
O concurso exige um nível altíssimo de Inglês para leitura/interpretação e escrita.
Portanto, não dá para fugir e você vai ter que ralar muito mesmo ! Mas o foco aqui é conseguir responder as questões sendo fluente na leitura/interpretação e na terceira fase a escrita. Não estão te exigindo fluência oral.
Já o caso do Francês é diferente pois o concurso deste ano passou a exigir somente nível avançado em leitura/interpretação e não mais escrita. Facilitou muito. Além disso o nível exigido para o Francês não é tão alto quanto o Inglês e pode sim ser alcançado relativamente rápido com estudo consistente e com resolução de exercícios.
Como estamos falando do CACD, entendo que devemos focar a prova em si, de forma pragmática. Temos que aprender as "manhas" das provas e focar no objetivo que é conseguir o o melhor nível possível para passar.
Não há dúvidas que será ótimo falar Inglês e Francês fluentemente, mas sinceramente eu prefiro ser pragmático e focar na prova.
Para mim, esta perspectiva está me ajudando bastante e estou contando que a organização do concurso não vai voltar atrás no ano que vem e voltar a cobrar a parte escrita de Francês.
Primeiro eu vou aprender a ler e entender bem para poder fazer uma ótima prova. Depois eu vou correr atrás da fluência e sair do "Bonjour".
Grande abraço
Ruy
Que bom que gostou do material do blog.
ExcluirÉ bem verdade essa parte de não necessitar a oralidade do idioma. Acaso você conhece uma boa gramática para francês? Já usei a grammaire progressive mas confesso que fiquei meio perdido.
O inglês tento ao máximo comprar livros em inglês, mas acho que mergulhar na prova é a melhor forma, porque eles cobram cada vocabulário.
Saiba que sempre vou estar acompanhando o seu blog é maravilhoso!