quarta-feira, 23 de abril de 2014

[ Aula Resumo ] Relações Internacionais: Conceitos básicos e principais paradigmas teóricos



























A chamada Paz de Westfália (1648) é frequentemente apontada como marco da diplomacia moderna, pois deu início ao sistema moderno de Estado Nação - sendo a primeira vez que se reconheceu a soberania de cada um dos Estados envolvidos em uma negociação internacional.  

Tradicionalmente se considera que os primeiros esforços para sistematizar os estudos das relações internacionais partindo desse conceito de Estado Nação e de um Sistema Internacional, ocorreu em 1917 com a fundação na Escócia do primeiro departamento de Relações Internacionais da história.  


Pensando numa forma de evitar os males da guerra  - tendo em vista os desastres da 1a Guerra Mundial -  os cientistas dessa escola debateram formas de normatizar as relações internacionais. 


Na véspera do início da 2a Guerra Mundial em 1939, Edward Carr criticou os postulados desses primeiros cientistas em seu livro Vinte anos de Crise, denominando-os como Idealistas, por pensarem o mundo na forma como ele deveria ser ao invés de pensarem o mundo como ele efetivamente era. 


Realismo se define, sobretudo, baseado na oposição de Carr aos Idealistas, ou seja, como uma teoria que vê o mundo da forma como ele realmente é, desvinculado de princípios morais. 


As idéias propostas pelo Realismo de Carr, são consolidadas logo após a 2a Guerra Mundial com a publicação do livro Política entre as Nações de Hans Morgenthau em 1948. 


Com as mudanças no campo das ciências humanas e a transformação do meio internacional (guerra fria e degelo, expansão das organizações internacionais e aceleração do processo de globalização, etc.), muitos autores, realistas ou não, começaram a criticar e rever a obra de Morgenthau, oferecendo visões muito diversas de realismo, como o realismo estruturalista de Kenneth Waltz, cuja obra Teoria da Política Internacional, de 1979, teve um impacto profundo nas ciências políticas.


A aula resumo abaixo apresenta os principais conceitos e teorias de RI, como uma referência rápida para estudos. 




4 comentários:

  1. Seus resumos são muito bons e bem concisos. Só acho que você deveria citar a bibliografia com frequência, mesmo que seja a Wikipedia. De toda forma, parabéns, pela organização.

    ResponderExcluir
  2. Oi Eri.

    Você tem toda razão ! Preciso ter mais carinho com a questão das fontes. Nos casos de matérias eu sempre registro a fonte, mas nos casos dos resumos, como normalmente são mais do que uma fonte e muitas vezes já fazendo minha própria avaliação, eu não estava me preocupando com este registro.

    Como ainda estou no começo do blog, vou aproveitar para dar uma repassada nos posts e atualizar com as fontes. Daqui por diante vou procurar sempre registrar as bibliografias envolvidas.

    A propósito, os resumos tem sido baseados nos guias da Funag e nos livros que eu registrei no posto sobre bibliografia simplificada - os quais são minha fonte primária de consulta. Em alguns casos tenho recorrido à pesquisas na internet para complementar o assunto.

    Fico feliz pelos elogios e espero poder trocar mais ideias contigo.

    Grande abraço

    Ruy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ruy.

      Seus resumos são excelentes. Obrigada!

      Existe uma forma de fazer download dos resumos [slides] para poder estudar offline?

      Excluir
    2. http://www.slideshare.net/missaodiplomatica/estudos-cacd-missopi-aula01-conceitos-e-teorias-de-ri?ref=http://missaodiplomatica.blogspot.com.br/2014/04/aula-resumo-relacoes-internacionais.html

      Excluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...