terça-feira, 22 de abril de 2014

[ Aula Resumo ] Literatura Brasileira: Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo






























Machado de Assis na Academia Brasileira de Letras

de pé: Rodolfo Amoedo, Artur Azevedo, Inglês de Sousa, Olavo Bilac, José Veríssimo, Manuel Bandeira, Filinto de Almeida, Guimarães Passos, Rodolfo Bernardelli, Rodrigo Octávio e Afrânio Peixoto. 

sentados: João Ribeiro, Machado de Assis, Lúcio de Mendonça e Silva Ramos

O século XIX foi caracterizado por muitas mudanças sociais, culturais e políticas no Brasil e no mundo. A literatura brasileira registrou bem estas mudanças.   

As obras românticas brasileiras da primeira metade do século XIX, foram o retrato da sociedade conservadora durante os primeiros anos do Império brasileiro. 

Na segunda metade dos anos 1800, o Realismo e o Naturalismo externaram suas críticas ao idealismo romântico e à sociedade burguesa da época, tendo como inspiração a ascensão de um determinismo científico e a visão do ser humano como fruto de seu ambiente. 

As obras realistas e naturalistas registraram, também, o fim do regime Monárquico e a transição para a República no final do anos 1800. 

O século foi marcado por grandes autores como Machado de Assis, José de Alencar, Castro Alves, Aluísio Azevedo e Olavo Bilac - somente para citar alguns entre os de maior destaque.

Machado de Assis é o maior autor do Realismo brasileiro e provavelmente um dos 
maiores escritores mundiais do século XIX. 

Para além da importância de Machado, a obra Machadiana é frequentemente abordada nas provas do CACD, devendo portanto, ser estudada com carinho em dobro.   

Dando prosseguimento à postagem de aulas resumo de Literatura Brasileira, segue abaixo material sobre Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo. 

Como já comentado, o objetivo destas aulas resumo não é ser um fichamento completo dos assuntos, mas sim organizar os principais pontos em bullets para referência rápida. 

Abs

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...