quarta-feira, 23 de abril de 2014

[ Aula Resumo ] História Mundial: do Congresso de Viena até a Primavera dos Povos de 1848



























Congresso de Viena foi uma conferência realizada nos anos de 1814 e 1815 entre embaixadores dos países europeus na época (liderados por Áustria, Rússia, Prússia e Reino Unido), para redesenhar o mapa político e buscar um equilíbrio de poder na Europa após a derrota de Napoleão. 
A intenção era se redefinir as fronteiras do continente europeu, alteradas pelas conquistas de Napoleão, e restaurar a ordem absolutista do Antigo Regime. 
Após o fim da época napoleônica, que provocou mudanças políticas e econômicas em toda a Europa, os países vencedores sentiram a necessidade de selar um tratado para restabelecer a paz e a estabilidade política na Europa, já que momentos de instabilidade eram vividos e temia-se uma nova revolução. 
As décadas seguintes, no entanto, foram de grandes turbulências sociais.  
A manutenção dos regimes autoritários em conjunto com o aprofundamento de sucessivas crises econômicas fomentaram idéias liberais, democráticas e nacionalistas.
O desenvolvimento industrial e a consolidação de uma classe proletária urbana vivendo em condições de grande pobreza favoreceram a disseminação das idéias socialistas e republicanas. 
Estes fatores culminaram com a chamada Primavera dos Povos em 1848, conjunto de revoluções que afetou aproximadamente 50 países. 
Esta aula resumo apresenta os pontos principais entre o Congresso de Viena e as revoluções sociais em 1848, para servir como guia de referência rápida para estudos.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...