quarta-feira, 30 de abril de 2014

[ Aula Resumo ] Literatura: Pré-modernismo

O contexto na Europa no final do século XIX e início do século XX foi de grande ebulição cultural. 

Grandes avanços tecnológicos, euforia econômica e a efervescência da chamada Belle Époque  agitavam o mundo, mudando a forma de se viver e de se pensar.  

O final do século XIX foi marcado no Brasil pela transição do regime monárquico para o republicano. 

Apesar da mudança na forma, o governo permanecia preso às idéias conservadoras da burguesia dominante.  

Críticas a esta burguesia e suas idéias conservadoras, feitas pelos movimentos Realista, Naturalista e Parnasiano, prenunciavam os novos tempos que estavam por vir. 

Movimentos sociais em várias regiões do país buscavam melhorias nas condições de vida das parcelas mais pobres da população. Na capital e nas províncias, revoltas agitavam a nova república em consolidação. 

A comunidade de Canudos no interior da Bahia, foi palco de um dos episódios mais marcantes na história brasileira. 

O movimento de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro buscava melhores condições de vida para a população sofrida da região, mas ao incomodar as forças dos proprietários rurais e da igreja, culminou no massacre de milhares de sertanejos e na morte de também milhares de soldados do exército destacados pela república para debelar o movimento. 

A chamada Guerra de Canudos aconteceu entre 1896 e 1897 e deixou o saldo estimado de mais de 20.000 sertanejos e por volta de 5.000 soldados. 

O então jovem jornalista Euclides da Cunha foi enviado para registrar a revolução e acabou por escrever, Os Sertões - um dos livros mais importantes da literatura brasileira, retratando o massacre.    

A influência das mudanças culturais e sociais externas, em conjunto com os acontecimentos e mudanças políticas, sociais e culturais no Brasil deste período, viriam a culminar em uma nova forma de expressão brasileira, caracterizada pelo movimento modernista a partir da década de 1920. 

O período entre o final do século XIX até o marco da semana de Arte Moderna de 1922, foi chamado de Pré-Modernismo

Este período não foi considerado uma escola, mas sim um período de transição entre o período Romântico e o período Moderno, apresentando novas idéias do século XX, mas com a linguagem ainda presa ao século XIX.

Os principais autores desta fase foram Euclides da Cunha, Lima Barreto, Augusto dos Anjos e Monteiro Lobato (em sua primeira fase, de contos adultos). 

A aula resumo a seguir registra estes pontos principais, e traz as principais obras destes autores.

Como sempre nas aulas resumo, o objetivo é ser um guia de referência e revisão rápida.

Grande abraço !      



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...