segunda-feira, 7 de abril de 2014

O que faz um Blog bom ?

O que faz um Blog ser bom ? 

Bem, primeiramente o conteúdo. Bom conteúdo sem dúvida é fundamental. 

O conceito de bom é relativo ao interlocutor: para mim, um blog sobre tecnobrega - sem ofensas aos tecnobregas - não tem nenhum apelo mesmo que estejamos falando sobre o melhor conteúdo existente sobre tecnobrega...

O que nos traz um segundo conceito sobre um bom Blog: adequação. O conteúdo tem que ser adequado - novamente, ao interlocutor/leitor do blog - no tempo e no espaço. 

O que nos traz outros dois conceitos - tempo e espaço - sobre a qualidade de um blog: timing e apresentação da informação postada. 

Aquele site que tem bom conteúdo, é adequado ao que nos interessa, está sempre atualizado e é um site bem apresentado (conceito de usabilidade) pode ser considerado um bom site. 

Isto tudo posto, este post é para homenagear o site do Leonardo Teixeira - Sobre Diplomacia - que muito tem me ajudado e com certeza também ajuda a tantos outros candidatos ao CACD. 

Uma das coisas que aprendi desde que (recentemente) iniciei meus estudos para a carreira diplomática, é que este concurso além de ser muito difícil, traz vários diferenciais em relação a muitos outros: para além de sermos concorrentes, o estudo precisa ser colaborativo, precisamos nos ajudar, trocar informações, dicas e dúvidas. 

Eu me inspirei em sites como o do Leonardo e outros bem legais como o ótimo Internacionalista da Patrícia Derolle (entre outros tantos) para iniciar este meu Missão Diplomática com os objetivos de complementar meus estudos, registrando e compartilhando minhas idéias, organizando e multiplicando informações e conhecimentos.

Sabemos que - como diz o ditado - quem ensina aprende duas vezes. Este é o espírito do Leonardo, da Patrícia e de outros bons amigos que resolveram dedicar parte preciosa do seu tempo para compartilhar conhecimentos com outros candidatos. 

Somos todos beneficiados, e, espero que pessoas como eles sejam beneficiadas em dobro. 



      

Um comentário:

  1. Agradeço demais a referência! Parabéns pela coragem de se desafiar na carreira diplomática e na blogosfera. Curto demais a ideia de ganhos compartilhados. Esse é o espírito. A saga não é fácil, mas pode ser divertida, profunda e inesquecível se tivermos os pensamentos e as atitudes corretas. Aprender com os erros, desmistificar o CACD, democratizar o conhecimento sobre a diplomacia e ser capaz de se reconhecer falho...essas são metas que busco construir diariamente no blog e tenho certeza que você compartilha essas ideias. Estou torcendo. Boa sorte nos dois projetos que se iniciam.

    Leonardo Teixeira.

    ResponderExcluir

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...