As décadas de 1930 e de 1940 foram de explosão para o romance brasileiro.
O momento é de instabilidade, com grave crise econômica, guerras, conflitos sociais e autoritarismo tanto no Brasil como em boa parte do mundo. Os autores brasileiros se mostram preocupados em denunciar a miséria e as dificuldades em que vivia o povo.
Enquanto a poesia da geração de 30 se preocupou em resgatar o lirismo e intimismo poético, a prosa de 30 foi marcada por um maior preocupação de retratar o Brasil, seu povo e suas diferenças regionais.
Nesta chamada Segunda Fase do Modernismo Brasileiro, autores como Jorge Amado, Graciliano Ramos e Érico Veríssimo traduziram essa brasilidade através de romances com temática social e especialmente através de romances regionalistas.
Jorge Amado, registra em seus romances o ponto de vista das classes marginalizadas da sociedade na Bahia do início do século. O processo de conscientização política de seus personagens no decorrer de seus romances, registra o engajamento político do então jovem autor.
Graciliano Ramos tem em Vidas Secas, romance publicado em 1938, uma de suas maiores obras, retratando a penúria do povo retirante da seca nordestina.
Mais tarde, em 1953, Graciliano viria a registrar em Memórias do Cárcere, o período em que esteve preso pela ditadura do Estado Novo de Vargas.
Já Érico Veríssimo, produz obra épica com a trilogia O Tempo e o Vento, onde registra 200 anos da história do Rio Grande do Sul, contado pela estória de uma família tradicional gaúcha entre 1745 e 1945.
Veríssimo também produz poemas urbanos retratando a Porto Alegre e sua classe média dos anos 1930 e 1940.
Veja, a seguir, mais informações sobre estes autores e suas principais obras em mais uma Aula Resumo de Literatura Brasileira: 2a Fase do Modernismo: Romance de 30.
Estudos CACD Missão Diplomática - Literatura Aula Resumo 07 - Modernismo 2a fase - Romance de 30 from missaodiplomatica
fontes: 1 aulalivre.net
2 Obras reunidas de Jorge Amado
3 Obras reunidas de Graciliano Ramos
4 Obras reunidas de Érico Veríssimo
Nenhum comentário:
Postar um comentário