quarta-feira, 28 de maio de 2014

[ Aula Resumo ] Literatura - Modernismo 2a Fase: Poesia de 30 (1930 a 1945)

Bandeira, Drummond, Cecília e Vinícius 



























Após a fase de desconstrução da antiga estética artística e de toda a rebeldia da geração de 1920, o movimento modernista passa para uma segunda fase, menos preocupada em romper com a antiga ordem.

A chamada Geração de 30 na literatura brasileira, é uma geração de autores interessados em consolidar as conquistas dessa nova estética modernista, mas sem lançar mão dos exageros expressos na década de 1920.

Na poesia, autores como Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes retornam para os temas tradicionais da poesia, ao intimismo e às dúvidas existenciais.

Manuel Bandeira retrata seus sofrimentos e o convívio com a doença e a sempre iminente presença da morte.

Drummond, nesta fase, se mostra já um autor multifacetado e que busca inspiração em temas diversos como a sátira, a metapoesia, mas também intimista, discutindo questões existenciais e em busca do autoconhecimento.

A poesia delicada e feminina de Cecília Meireles, em certo momento dá espaço para a elaboração de uma densa obra histórica, com o projeto épico do Romanceiro da Inconfidência. 

Vinícius de Moraes já na década de 1930 aparece como grande nome na poesia brasileira. Em uma primeira fase de sua obra, mostra temática simbolista, com alusão mística e quase religiosa. 

Veja abaixo, em mais uma Aula Resumo sobre literatura, mais detalhes sobre a poesia desta época. As principais obras destes autores organizadas em slides para revisão rápida e referência para estudos. 
 



 fontes:  1 aulalivre.net
             2 Obras reunidas de Carlos Drummond de Andrade
             3 Obras reunidas de Cecília Meirelles
             4 Obras reunidas de Vinícius de Moraes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...