A geografia da população é um ramo da geografia (humana) que analisa, descreve e interpreta a composição, a distribuição, as migrações e o crescimento da população, em relação ao espaço.
A distribuição dos homens sobre a Terra traz ao mesmo tempo a marca dos caracteres originais das civilizações e dos condicionamentos ecológicos.
A geografia da população propõe-se esclarecer o que, nas estruturas dos grupos humanos, reflete a influência destes dois fatores - agrupamentos humanos e o meio ambiente.
Ela constitui, desta forma, o primeiro aspecto da orientação que explica a diversidade concreta das configurações espaciais e dos traços da paisagem a partir das regularidades postas em evidência pelas análises do meio natural e do meio social.
A geografia da população permite, com efeito, por em evidência o modo como os fatores técnicos e os fatores ecológicos interferem nos agrupamentos humanos: refere a existência de escalões caracterizados por certos regimes demográficos e por certa capacidade de dominar o ambiente.
A Aula Resumo seguinte apresenta os principais pontos sobre a interação entre os agrupamentos humanos e o meio ambiente. As influências dos fatores ambientais e sociais sobre os processos de migração humana, alguns dados estatísticos sobre distribuição humana e formação de grupos humanos no Brasil e no mundo.
São também apresentados alguns indicadores de qualidade de vida no Brasil.
Bibliografia:
1 Manual do Candidato (FUNAG) Geografia - 2012
Nenhum comentário:
Postar um comentário