Lavrador de Café - Cândido Portinari |
O Homem, ao iniciar a plantar e a cuidar de animais para o seu sustento, deixou de ser caçador e nômade e passou a se fixar em determinadas regiões, desenvolvendo relações de dependência cada vez mais estreitas com sua geografia.
Com o passar do tempo, estas relações passaram a ser cada vez mais importantes e determinantes sobre as atividades humanas e a agropecuária se tornou a atividade humana mais importante, até a Revolução Industrial.
Com a Revolução Industrial, as indústrias passaram a requerer cada vez mais mão de obra, levando os trabalhadores para as cidades.
As populações humanas cresceram bastante neste período e com a concentração das pessoas nas cidades, o campo passou a ter a responsabilidade dobrada para alimentar estes contingentes.
Esses fatores fizeram com que se iniciasse uma verdadeira revolução das técnicas agropecuárias; as cidades eram dependentes dos produtos agrícolas e o campo era dependente das máquinas e dos insumos necessários a produção e dos próprios alimentos industrializados.
Esta interdependência fez com que os estudos da chamada Geografia Agrária fossem aprofundados, se debruçando em temas como eficiência agropecuária, distribuição espacial e fundiária de atividades agropecuárias, entre outros temas de relevância tanto para a Geografia quanto para a Economia
Veja na Aula Resumo abaixo, um pouco mais sobre o desenvolvimento histórico da Agropecuária e da chamada Geografia Agrária, no Brasil e no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário