quinta-feira, 13 de agosto de 2015

[ Discursivas CACD ] Português 2014: Inovação e Tradição




























Guia do Calango Lumbrera - Turma CACD 2014
Prova 2014 PORTUGUÊS 


OBS: Respostas com Maior e Menor notas apuradas entre as publicadas no guia do Calango


PARTE II – EXERCÍCIO 2

O estudo da literatura de cordel propõe inevitavelmente a reflexão sobre o espaço que nela ocupam o acervo da tradição coletiva e a criatividade do poeta. Sendo inquestionável o seu enraizamento em um repertório tradicional, tanto no que respeita à substância da expressão — temas, motivos, personagens, ideologia — quanto no que tange às formas de expressão, resta ao estudioso ou curioso indagar se, apesar desse arraigamento na tradição, podem-se esperar do cordel e da literatura oral como um todo manifestações de originalidade e inventividade.

Nesse sentido, nossa experiência com folhetos trouxe-nos à conclusão de que neles existe lugar para a surpresa e a novidade. Diríamos que no latifúndio da tradição coletiva vingam minifúndios de inovação pessoal.

Marlene de Castro Correia. Sobre literatura de cordel: conversa (quase) descosturada. In: Poesia de dois Andrades (e outros temas). Rio de Janeiro: Azougue Editorial, 2010, p. 151 (com adaptações).

Com base no texto acima, discorra sobre as oportunidades para que a inovação surja em um contexto de tradição.

Maior Nota (18,32/20)

"Marlene de Castro Correia argumenta que, na literatura oral e de cordel, a manifestação cultural, em contexto de consolidada tradição expressiva, não impede criações estéticas e materiais inovadoras. Não haveria, segundo a autora, antagonismo absoluto entre o dinamismo da inovação e a suposta inércia dos aspectos tradicionais da cultura. 

Os cânones criam tensões para a manutenção da conformidade e, por isso, segundo Silviano Santiago, na obra O entre-lugar do discurso latino-americano, devem ser desafiados por manifestações originais.

O embate entre a tradição e a inovação não é único da literatura de cordel, porquanto o surgimento de variada gama de escolas literárias e metodologias expressivas também é influenciado por essa aparente contradição entre o canônico e a ruptura. 

Ambos são mutuamente dependentes, uma vez que a inovação é viabilizada pela referência estática e a tradição é reafirmada pela sua ruptura."

Avaliação:
Apresentação 1,00 Argumentação 3,38 Análise 3,94 Gramática 10,0 


Menor Nota (9,76/20)

"A inovação pode surgir em um contexto de tradição. No século XIX, empregavam-se modelos europeus na cultura brasileira, os quais chegavam com certo atraso ao Brasil, dadas as dificuldades de comunicação. 

Desse modo, a estética era vinculada mais ao passado que ao presente, o que constituia1 o denominado “passadismo”. Os valores pretéritos prevaleciam, ao passo que inovações não eram bem recebidas.

No movimento modernista, alguns artistas procuraram conciliar as tradições e as novas tendências. Mario de Andrade considerava que não havia oposição entre elas, mas que releituras,2 de tendências do passado poderiam ensejar inovações no presente, sem “passadismo”. 

Ele pesquisou o folclore e a cultura popular, a fim de demonstrar a existência de possibilidades. A literatura de cordel foi exemplo de oportunidade3 bem aproveitada, na medida em que a revalorização de um estilo literário tradicional suscitou a elaboração de estética moderna inovadora."

Marcações da banca:
1 Grafia/acentuação
2 Pontuação
3 Construção de período/Colocação de termos


Avaliação:
Apresentação 0,50 Argumentação 1,13 Análise 1,13 Gramática 7,00 

FONTE: Guia Calango Lumbrera - Turma IRB 2014

2 comentários:

  1. Muito interessante essas correções. Obrigada por compartilhar :)

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  2. Aquela vírgula após "releituras" foi como uma lança no coração. Doeu demais.

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