sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

III Cúpula CELAC: uma reunião dedicada ao combate à fome






















Diplomacia Pública
30 jan 2015

Com o Plano de Ação para 2015 e o Plano para Segurança Alimentar, Nutrição e Erradicação da Fome 2025, adotados  em São José da Costa Rica, na III Cúpula da CELAC, os países da América Latina e do Caribe dão importantes passos na direção da integração regional e do combate à pobreza e à exclusão social.
Na Cúpula, os Chefes de Estado da América Latina e Caribe apoiaram a candidatura do brasileiro José Graziano à reeleição a Diretor-Geral da FAO, em manifestação do compromisso da região com a erradicação da fome e da miséria no mundo.
Nos últimos 15 anos, a América Latina e o Caribe registraram enormes progressos no combate à fome e cumpriram um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio estabelecidos pela ONU: reduziu-se pela metade o número de pessoas subalimentadas. 
O Plano de Segurança Alimentar, que foi elaborado pela FAO a pedido da I Reunião de Chanceleres da CELAC, ocorrida em 2013, abrange uma ampla gama de políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, tais como programas de abastecimento, transferência de renda condicionada e alimentação escolar, com vistas a erradicar definitivamente o flagelo da subalimentação nos próximos 10 anos.
O bom desempenho dos indicadores sociais na região, mesmo no contexto de desaceleração do crescimento da economia mundial a partir de 2008, deveu-se não apenas ao extraordinário crescimento do comércio intrazona, que quadruplicou nos últimos 15 anos, mas principalmente à adoção de políticas de inclusão social. 
A CELAC é um espaço privilegiado para o intercâmbio das diversas experiências de políticas públicas voltadas para a inclusão social que vêm sendo adotadas pelos Governos da região, e o Brasil tem muito a contribuir com as novas tecnologias sociais que foram desenvolvidas nos últimos 15 anos. 
Por exemplo, o Brasil promoveu em novembro de 2014, a I Reunião Ministerial sobre Agricultura Familiar, que contou com expressiva participação de países da CELAC.
A cúpula de São José acontece poucas semanas após a primeira reunião de Chanceleres da CELAC e da China, em Pequim, na qual foi adotado um amplo programa de cooperação abrangendo diversas áreas, da infraestrutura à educação. 
(leia também a matéria sobre o Fórum CELAC-CHINA aqui no Missão Diplomática).  
O Foro CELAC-China representa uma segunda dimensão de atuação da CELAC: a coordenação do relacionamento com terceiros países e regiões. 
Um exercício semelhante já se desenvolve com a União Europeia,  e novas inciativas serão anunciadas na II Cúpula CELAC-EU, em junho próximo, em Bruxelas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...