Com o assunto sobre as dificuldades de se alcançar o superávit da balança comercial em pauta nos últimos dias, resolvi escrever um artigo sobre o tema resgatando o principais parceiros comerciais do Brasil em 2013, bem como os saldos comercias brasileiros mais recentes.
No entanto, ao começar a pesquisar sobre o assunto, me deparei com o ótimo post do Leonardo no SobreDiplomacia e resolvi repercuti-lo na íntegra, entendendo que o assunto estaria mais do que bem desenvolvido.
Espero que o Leonardo se sinta mais homenageado, e menos incomodado ao eu ter "chupinhado" o excelente trabalho dele.
Abraços ao Leonardo e boa leitura !
OS 10 MAIORES PARCEIROS COMERCIAIS DO BRASIL EM 2013
Nossos 10 maiores parceiros são bem diversificados, estendendo-se por quatro continentes: América, Europa, África e Ásia. Desde 2009, a China se tornou o principal parceiro comercial do Brasil, ultrapassando os Estados Unidos.
Alguns países são tradicionalmente importantes para o Brasil e não surpreendem por estarem na lista, tais como Alemanha, Argentina, Holanda (por conta da UE e do porto de Roterdã), Itália e Japão. Surpreende, contudo, a inclusão da Coréia do Sul, do México e da Nigéria. Esta última, sobretudo, em virtude das importações de petróleo.
Nota-se, pois, que é a Nigéria e não a África do Sul o nosso principal parceiro comercial africano. Por fim, destaca-se em décimo lugar o México, que desbancou a França (11ª da Lista).
Quanto a questão dos saldos comerciais, vislumbramos que com os Estados Unidos temos um dos maiores déficits comerciais. Temos também resultados negativos com Alemanha, Coréia do Sul, Itália e México. Sem dúvida, um dos nossos maiores saldos é com a Holanda e com a China. A balança comercial com o Japão, por sua vez, é bastante equilibrada.
Quanto ao nosso vizinho platino, percebemos a importância do Mercosul para o comércio nacional, colocando a Argentina como nosso terceiro maior parceiro comercial.
TOTAL DO COMÉRCIO DO BRASIL EM 2013
Embora continuemos a ter resultado positivo na diferença entre Exportações e Importações, o saldo de 2013 foi o menor desde 2000, quando tivemos um saldo de US$ -731.743.273. (Gráfico abaixo).
O CASO DA UNIÃO EUROPEIA
Vista como bloco, a UE é nosso principal parceiro comercial, ficando bem a frente da China. No entanto, enquanto que com o gigante asiático temos resultado positivo na balança comercial; com a UE, temos um déficit comercial de quase 3 bilhões de dólares.
fonte: SobreDiplomacia
Nenhum comentário:
Postar um comentário