terça-feira, 1 de novembro de 2016

Para Itamaraty "xenófobo" Trump não passaria das primárias




















UOL
1 nov 2016

Na avaliação da diplomacia brasileira, a candidatura do republicano Donald Trump à Presidência dos EUA não passaria das primárias do partido e o seu estilo de campanha apresentava sinais de desgaste antes mesmo do começo das prévias nos Estados norte-americanos. É o que mostram documentos do Itamaraty obtidos pelo UOL pela lei de acesso à informação.
Nas comunicações da missão diplomática brasileira emitidas no período entre janeiro de 1999 e dezembro de 2015, palavras como "xenófobo" e "histriônico" e "excêntrico" são usadas em referência a Trump. Suas propostas, segundo os despachos, são "mirabolantes".
"Apesar do crescimento surpreendente de figuras como Trump e Sanders, (...) ainda é baixa, entre analistas, a expectativa de que ambos venham a efetivamente vencer as primárias de seus respectivos partidos (no caso de Trump, seus altos níveis de aprovação são acompanhados por igualmente altos níveis de rejeição)", diz o embaixador do Brasil nos EUA, Luiz Alberto Figueiredo Machado, em comunicação enviada pela embaixada em Washington para o Itamaraty em 14 de agosto de 2015, logo após Trump anunciar sua candidatura.
Nas primeiras pesquisas publicadas após a confirmação da candidatura de Trump, o magnata já liderava a disputa --ele saiu na frente com uma diferença de mais de 10 pontos percentuais em relação ao segundo colocado na época, Jeb Bush, irmão do ex-presidente George W. Bush.
Trump garantiu vitória com tranquilidade em relação aos rivais nas primárias do Partido Republicano, e foi o grande vencedor da chamada Superterça, realizada em fevereiro, seis meses depois do despacho emitido pelo embaixador.
Ao comentar a candidatura de Trump, em 22 de junho de 2015, Machado afirmou que o magnata faz "jus à personalidade excêntrica".
"O mais recente candidato é o bilionário Donald Trump, que finalmente anunciou sua intenção de concorrer à Presidência após décadas de flerte com a possibilidade. Seu discurso, proferido na terça-feira, 16, na Trump Tower de Nova York, fez jus à personalidade excêntrica do empresário e estrela de TV. Trump proclamou-se "a pessoa mais bem-sucedida da História a concorrer à presidência" e, afirmando ser "realmente rico", disse poder dedicar mais tempo à campanha - e não a eventos de levantamentos de recursos - por financiar-se sozinho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...